Quando estive no Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé, conheci um time de futebol, que por sinal, me simpatizei muito com ele. É o GRÊMIO ESPORTIVO BAGÉ!
Vendo a sua história pude perceber que o G. E. Bagé é um time de muito orgulho, não só pra cidade de Bagé, mas para o estado do Rio Grande do Sul.
O G. E. Bagé foi fundado no dia cinco de agosto de mil novecentos e vinte. O clube resulta da união de dois outros times locais, o 14 de Julho e o Rio Branco.
O escudo do Bagé apresenta o contorno em preto, com o interior em amarelo, e um círculo preto no centro, com as letras "G", "E" e "B" na cor amarela.
A cor de seu uniforme é o Amarelo e Preto. Em relação às cores, herda do Rio Branco o amarelo e do 14 de Julho o preto, surgindo aí o tradicional jalde-negro.
Com as cores amarelo e preto, ficou fácil de adivinharmos qual é o mascote do time, nada mais nada menos que a Abelha.
Seu estádio é o Pedra Moura, o estádio recebeu este nome devido à existência de uma pedra na região, de grande dureza, quase impossível de se quebrar, e os torcedores do G.E. Bagé costumam fazer esta analogia com o desempenho da equipe e da torcida nos domínios da Pedra Moura. Sua capacidade é de 10.000 pessoas
Seu maior rival é o Guarany Futebol Clube, também da cidade de Bagé-RS, o clássico é conhecido como Ba-Gua!
Em sua história o G. E. Bagé alcançou muitas conquistas:
· Vice-Campeão Gaúcho e Campeão do Interior, em 1927;
· Vice-Campeão Gaúcho e Bi-Campeão do Interior, em 1928;
· Vice-Campeão Gaúcho e Campeão do Interior, em 1937;
· Vice-Campeão Gaúcho e Campeão do Interior, em 1944;
· Vice-Campeão Gaúcho e Campeão do Interior, em 1957;
· Campeão Centenário, em 1957;
· Campeão da 2ª Divisão Gaúcha, em 1964;
· Campeão da Copa Governador do Estado, em 1974;
· Campeão da 2ª Divisão Gaúcha, em 1982;
· Campeão da 2ª Divisão Gaúcha, em 1985.
Além destas conquistas o Grêmio Esportivo Bagé possui outras importantes vitórias e títulos em torneios, campeonatos citadinos e campeonatos de categorias de base, mas destaca-se entre eles o pentacampeonato citadino (feito jamais repetido em Bagé-RS).
· Pentacampeão Citadino, em 1951/1952/1953/1954/1955.
· Maior goleada aplicada em um clássico Ba-Gua: Bagé 7x0, em 1940.
Neste ano de 2010 o G. E. Bagé está na segunda divisão do Campeonato Gaúcho e no momento é um dos times favoritos para subir a primeira divisão.
e da-lhe jalde negro!!!!!
ResponderExcluirComo jalde-negro fanático, que jamais perde um jogo, fico emocionado ao ver a atenção dada pelo blog aos verdadeiros times de futebol. Times que não tem folhas milionárias, mas tem um valor infinitamente maior que os dream teams, que é o amor, a paixão e o orgulho de vestir a camisa que defende.
ResponderExcluirDALHE BAGÉ!!
ResponderExcluir